quarta-feira, 22 de junho de 2011

SÉRIE FAMILIA - 04


TEMA: “A GRANDE MISSÃO DE SER SUBMISSA”
Texto: Ef. 5.22,33.
Introdução:

Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido.
1 – A MULHER TEM O PAPEL DE SUBMISSÃO 

       ·         Precisamos entender a alma deste princípio. Submissão  não quer dizer que a mulher torna-se um capacho e que o marido pode fazer o que quiser com ela.
·         Em primeiro lugar, aparece o princípio de liderança. Temos uma idéia errada de que o líder é superior, como pessoa, do que o liderado. Os dois têm a mesma dignidade e importância. Porém, toda organização precisa ter um líder, e aprouve a Deus colocar esta responsabilidade sobre o marido.
·         Em segundo lugar, entra o princípio de cumprir uma missão. A palavra submissão, é formada por duas: “sub” e ”missão”. sub = debaixo e missão = cargo, função, incumbência. Em outras palavras, o homem tem uma missão dada por Deus e transformou parte do homem em mulher, para que ambos cumprissem a missão de governar, dominar a terra, multiplicar-se.  Os cônjuges, juntos, ainda têm a missão de cumprir a formação de sua família. Por sermos imagem e semelhança de Deus, temos discernimento, consciência do certo e errado. Portanto, nos foi dado à missão de governar sobre todos os outros seres viventes criados por Deus, e ainda ajudar a outras famílias, e no seu papel dentro da formação da sociedade correta.
·         A submissão que o apóstolo Paulo fala aqui tem referência exemplar. O texto citado faz comparação entre Cristo e a Igreja. Ou seja, Assim como a igreja se submete voluntariamente a Cristo para ter sua bênção e cumprir seus propósitos, a esposa deve se submeter ao marido, também, para que sua família seja abençoada! Se não houver submissão, dificilmente haverá união, e é na união que o Senhor ordena a bênção na família.
2 – A MULHER TEM O PAPEL DE RESPEITAR
  • A esposa deve respeitar seu marido. Esse respeito é ter o conceito de que seu marido é o líder que Deus colocou em sua vida, e a mulher deve amá-lo, compreender sua forma de ser e tratá-lo com dignidade e honra.
  • Ainda que não seja Deus que tenha permitido você se casar com ele, ainda assim você deve submeter-se, porque foi você quem o escolheu. Nós respondemos pelas nossas escolhas. Às vezes, ainda, por força de circunstância maior, não somos 100% “culpados” pelas nossas escolhas, no entanto, alguém é responsável por isso, e, mesmo assim temos nossa parcela de responsabilidade.
  • Há quem afirme que a mulher veio para solucionar o problema do homem porque ele não conseguia viver sozinho. Partindo do pré-suposto que isso é verdade, (o que eu tenho minas dúvidas), se faz necessário que as mulheres tenham a missão de ajudar o marido a cumprir sua missão. Aliás, Deus não deu uma missão para mulher. Para ela foi dada (um)a submissão. A ela foi dada a condição de ajudar o seu marido a cumprir sua missão. Agora, se você casou-se com um homem que não tem a missão de governar bem, ser o líder de sua família, ser o provedor do sustento da casa, aí você (mulher) precisa trabalhar com ele nesse sentido. Pois isso é um problema. Sendo verdadeiro que a mulher veio para resolver o problema do homem, eis aí a submissão de fazer o seu marido ter uma missão.     
3 – A MULHER TEM O PAPEL DE SER SÁBIA (Prov. 14.1)
·         A Palavra do Senhor nos diz: “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba.”
·         Na definição original de palavra, “Sabedoria” significa ter habilidade (na guerra, em administração); ter perspicácia, prudência (em assuntos religiosos); ter sabedoria, (ética e religiosa). Meus irmãos e irmãs. Quando busquei a definição dessa palavra, fiquei impressionado com essa definição. Quanto a ter habilidade na guerra, todos nós sabemos que a maioria das guerras perdidas, são por falta de sabedoria e habilidade estratégica para se ganhar. Quanto a administração, muitas empresas entram em falência por má administração. Quanto a questão da perspicácia, fiquei impressionado porque é tido por “consenso” que as mulheres “têm” o sexto sentido. Quanto a prudência, que também está nesta definição de ser sábia, a definição destaca a prudência para assuntos religiosos, o que indica que a mulher sábia sabe se comportar de maneira correta diante de Deus e de seu marido. soa mulheres piedosas, mulheres obedientes a Palavra de Deus. Mulheres que se submetem ao que a Bíblia diz sobre seu papel dentro de casa. E por fim, a mulher sábia tem ética, princípios e valores religiosos. Isso indica que a mulher sábia pode ser alguém que tem habilidade, perspicácia, prudência, e ética.
·         Por outro lado, a texto afirma que a insensata com as próprias mãos destrói a sua casa.
·         O significado da palavra insensata procede de uma raiz não mais utilizada, “significando ser perverso.” Porém, a definição atual seria “ser idiota; louca,” referindo-se a alguém que despreza a sabedoria; referindo-se a alguém que fica zombando quando o outro é culpado; referindo-se a alguém briguento; referindo-se a alguém licencioso.
·         O Significado de licencioso é: qualidade Contrária à decência, ao pudor: versos licenciosos, conduta licenciosa. Palavras Sinônimas são: desbocado, descomedido, desenfreado, desregrado, devasso, dissoluto, lascivo, libertino, livre, picante e pornográfico. Pergunto: existe marido que suporte uma mulher insensata? Pode existir casamento saudável com uma mulher insensata?
·         Não sei como você é dentro de sua casa. Mas o que se vê na sociedade hoje é muitas mulheres assim. Mulheres insensatas, imprudentes, insensíveis, e que só perdem e nunca ganham. Só destrói e não constrói. Pense nisso e Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário