quinta-feira, 9 de junho de 2011

ATITUDES QUE PODEM MUDAR SEU CASAMENTO

SERIE FAMÍLIA – 01
Texto: Ef. 5.31.
Introdução:
1 – PRIMEIRA ATITUDE: “DEIXAR PAI E MÃE” (V. 1a)
          O verbo “deixar”, no original é “kataleipw e é formado de duas palavras: “kata que significa “de acordo com, com respeito a.” ou seja, de acordo com a ordem de Deus, ou com respeito ao que Deus determinou aos que decidem se casar, devem deixar seus pais! E a segunda palavra para formar esse verbo deixar é: “leipw que significa “deixar para traz, renunciar, ser destituído, estar ausente. Esta é a primeira atitude que os filhos devem ter quando decidirem se casar. Ou seja, deixem para traz sua rotina da casa dos pais. Renunciem os hábitos maléficos que você mesmo adquiriu quando vivia com seus pais. Entendam que vocês decidiram formar uma nova família.
          O verbo deixar ainda tem uma conotação para os pais. Deixem seus filhos formar sua família, sem interferência sua. Renunciem seus desejos de querer que seus filhos façam o que você quer. Eles precisam de autonomia para decidir. Muitos casais enfrentam problemas sérios hoje, por interferência dos pais.
          Queridos, quando seus filhos se unem a uma mulher ou suas filhas se unem a um homem, pelo laço matrimonial, eles estão afirmando que não querem mais viver sob seus comandos. É saudável deixar. É positivo deixar. É sábio deixar, de ambos os lados. 
2 – SEGUNDA ATITUDE: “UNA A SUA MULHER” (V.31b)
          O verbo “unir”, no original é “proskollaw e é também formado por duas palavras: “pros que significa “em beneficio de”. Ou seja, para o bem do casamento, em beneficio nosso, para o nosso bem... isso indica que casamento é bom, faz bem, traz vida. É a base de uma sociedade. É a fonte do da multiplicação, faz parte do projeto de Deus!
          E a segunda palavra é: “ kollaw que significa colar, juntar, aderir, grudar, cimentar, firmar bem. Ou seja, para Deus, quando um ser humano se une ao sexo oposto em relação sexual, há essa adesão, esse grude, esse cimentar, esse firmar bem, a ponto de se tornarem uma só carne. Num sentido figurado, poderíamos dizer que há um implante. Há uma união tão forte que não pode ser separada. Por isso que precisamos atentar para os valores estabelecidos na Palavra para o casamento. Por isso que precisamos colocar nosso casamento diante de Deus e submetê-lo ao crivo de Deus. Por isso que devemos assumir o papel de marido e mulher de acordo com a Palavra de Deus. Quando não temos nosso casamento dentro dos padrões de Deus pagamos caro. Por isso que uma separação é tão dolorida, e traz tanta conseqüência. A idéia tem uma abrangência maior ainda. Ou seja, quando há uma separação, ambos não saem totalmente livres. Pelo contrário. Cada um leva consigo parte do outro. Porém, a proposta de Deus para casamento, não é de separação, mas de união até a morte. Isso porque, quando há essa união, as coisas mudam.
          Meu irmão, a bíblia defende que essa união não pode ser violada. O casamento segundo os princípios bíblicos deve ser resgatado. O casamento para ser uma bênção precisa ser vivido de acordo com os valores divinos. Sei que essa proposta, nos dias atuais não é aceita por muitos, inclusive, por pessoas que se dizem cristãs. Mas faço minhas as palavras do arcebispo Rowan Willian que celebrou o casamento mais badalado do ano – o casamento de Kate e Willian na Inglaterra. Ele afirma: “ EU EXIGO E ORDENO A AMBOS. ASSIM COMO RESPONDEREI AO TERRÍVEL DIA DO JUIZO, QUANDO OS SEGREDOS DE  TODOS OS CORAÇOES SERÃO REVELADOS, SE UM DE VÓS SABERDES DE QUALQUER IMPEDIMENTO PELO QUAL NÃO PUDERDES LEGITIMAMENTE UNIRDES PELO MATRIMÔNIO, CONFESSAI-O AGORA. POIS ESTEJAIS CERTOS DE QUE AQUELES QUE SE UNEM EM DESOBEDIÊNCIA A PALAVRA DE DEUS, NÃO ESTARÃO UNIDOS EM SEUS MATRIMÔNIOS. E NEM O MATRIMÔNIO SERÁ LEGÍTIMO. ”
          É duro ouvir isso? Mas é verdade. Nosso propósito em ministrar sobre casamento dentro dos padrões bíblicos, não é acusar você de seus erros cometidos até aqui, mas dizer que se você vive contrário a esses padrões, hoje é dia de mudar. Se você errou e já buscou o perdão de Deus, receba isso com propriedade. Mas talvez você ainda esteja vivendo fora desses padrões, e nosso desejo é que você pense nisso e mude. Não pense que seu casamento não tem mais solução. Tem sim. Mas também, porque tem solução, não faça pouco caso dos erros que você cometeu. Não estamos aqui para julgar, mas para conduzir você a uma vida e casamento abundante e saudável diante de Deus. Quero ainda me colocar à sua disposição para caminhar com você nesse propósito. Deus deseja restaurar seu casamento. O curso Casados Para Sempre, também é uma ótima ferramenta para o seu casamento. Converse conosco. Deus te abençoe.
                                                   Pr. Cleudiaude Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário