quarta-feira, 22 de junho de 2011

SÉRIE FAMILIA - 03

TEMA: DEUS TE FEZ MARIDO
Texto: Ef. 5.22-33

Introdução:
EU SEI QUEM VOCÊ É
Todas as manhãs um senhor idoso pegava aquele ônibus lotado e descia em frente à uma clínica. Certo dia, uma moça que sempre o observava, perguntou-lhe: - O senhor trabalha nesta clínica?
- Não, respondeu ele, minha esposa está internada aí. Ela tem o mal de Alzheimer.
- Puxa, lamento muito. E como ela está?
- Não está muito bem. Está com a memória bastante prejudicada. Já nem me reconhece mais.
- Mesmo assim o senhor enfrenta este ônibus lotado todos os dias, somente para vim visitá-la.
- Sim!
- Mas, se ela já não o reconhece mais, nem se lembra das coisas, porque o senhor vem todos os dias?
- Ela já não sabe quem eu sou, mas eu sei quem ela é. Ela não se lembra mais das coisas, mas eu jamais me esquecerei dela. (site do pastor)
1 – DEUS TE FEZ MARIDO PARA AMAR COM AMOR SACRIFICIAL (V. 25)
  • O amor do marido para com a esposa deve ser da mesma forma que Cristo amou a Igreja. Não é amor ao sexo feminino, não é amor de amigo para amiga, não é amor familiar! É amor sacrificial! É amor, que se for necessário, morrer pela esposa, que isso ocorra!
  • Deus te fez marido para expressar esse amor, se entregando à sua esposa, buscando o melhor para ela, entendendo suas necessidades. O verso 25 afirma que o amor do marido para com a esposa deve ser da mesma forma como Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela. Ai vem a pergunta: como Cristo amou a Igreja? como Cristo Jesus expressou seu amor pela Igreja? Jesus colocou algum obstáculo para amar um povo que não merecia?
  • Entendemos que Jesus, além do amor para com o Pai, não ocupou seu coração com outro amor, senão, o amor pela sua Igreja. Sua missão foi exclusiva para sua “noiva” – a Igreja. Portanto, meu irmão. Não tenha seu coração dividido com outra mulher. Seja marido somente de sua esposa.
  • Outros textos paralelos a esse verso reafirmam esse compromisso que devemos ter para com nossa esposa, quando diz: “Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura.” Em outras palavras, não seja grosseiro com sua esposa. Portanto, maridos, vocês têm uma referência para amar suas esposas. – O amor de Jesus pela sua Igreja.   
2 – DEUS TE FEZ MARIDO PARA AMAR COM AMOR PURIFICADOR (V.26)
  • O verso 26 nos diz: “para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela Palavra.” Jesus não morreu pela Igreja apenas para expressar amor. Jesus tinha como propósito, também purificar sua Igreja. Jesus também veio para regenerar, fazer com que as pessoas tivessem relacionamento saudável com Ele!
  • O relacionamento de marido e mulher deve ter esse mesmo teor. Ou seja, de um compromisso purificador. Na sociedade em que vivemos nos dias atuais, temos uma geração impura. O sexo é “livre”. As cenas de filmes e novelas, não acontecem sem beijo escandaloso, e cenas sexuais. Nas famílias atuais, o que mais se escuta, são os abusos sexuais contra crianças. A troca de cônjuges, por falta de amor traz sérias mazelas para os filhos, os quais chegam à juventude doente em todos os aspectos. Quem é solteira(o), nos dias atuais tem o “direito” de ficar com quem quer. Esse estilo de vida é extremamente maléfico, e além de contagiar, vicia. Quando a moça decide casar, em quase 100% delas, já trazem consigo experiências sexuais, o que não é diferente com os rapazes. E muitos casamentos acontecem de forma impura! O problema, muitas vezes, só é manifestado no casamento. Com isso surgem is dilemas, os conflitos, o sentimento de culpa... (para quem tem o temor de Deus). Como resolver? Nesse caso, o marido precisa amar sua esposa tendo essa finalidade – a de purificar seu relacionamento. De ter um casamento santo, puro, limpo.
  • Você foi feito marido com uma missão – Purificar seu casamento. Deus o instituiu sacerdote da casa! Deus lhe escolheu para abençoar sua família! Para consagrar sua esposa e seus filhos! Deus os chamou para tratar o coração de sua esposa como uma jóia especial. Os maridos foram chamados pela Palavra de Deus para sua esposa. Para orar por ela com imposição de mãos. Como sacerdotes, devemos conduzir o casamento santo, puro, sem mácula.
  • Assim como Cristo purificou sua Igreja pelo lavar regenerador do seu sacrifício, assim também, como maridos somos responsáveis por um relacionamento saudável com nossas esposas.     
3 – DEUS TE FEZ MARIDO PARA AMAR COMO AMA A SI PRÓPRIO (V.28)
  • O verso 28 nos diz assim: “Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama.”
  • Amar a nossa esposa como amamos a nós mesmos, talvez seja o grande desafio. Pois sempre se encontra conosco nosso ego. O ego deseja as coisas somente para ele. Mas quando amamos de verdade, quando amamos com amor ágape, somos levados a considerar o outro, tal qual consideramos a nós mesmos. Aliás, quando o verso afirma:  Quem ama a esposa a si mesmo se ama,” esse amar a si mesmo, indica amar com amor sacrificial. Ou seja, nosso amor para conosco mesmo é amor ágape. Foi isso que Cristo fez. Ele nos amou com amor sacrificial e deu sua vida por nós. Logo, quem ama a sua esposa de verdade, ama a si mesmo.
  • Como você tem amado a sua esposa? Como você a tem tratado? Você tem cuidado de sua esposa como cuida de si? Maridos, lembrem-se: Deus os fez maridos, e deu essa mulher que você vive com ela, para cuidar bem, da mesma forma como você cuida de si mesmo.
4 – DEUS TE FEZ MARIDO PARA AMAR COM AMOR PROTETOR (V.29)
  • O verso 29 nos afirma: “Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja;” a idéia de cuidar aqui é: “cuidar com amor terno, cuidar com carinho.” Como é impressionante o cuidado que temos com nosso corpo! Como protegemos o nosso corpo de tantas sujeiras, perigos e doenças. Como amamos o nosso corpo...
  • Nós ainda preferimos as comidas mais saborosas, em quantidade suficiente para ficarmos satisfeitos. Isso é fruto de proteção. Quando estamos com frio, buscamos uma coberta. Quando estamos com calor buscamos um ventilador..., um ar condicionado. Quando estamos sujos, tomamos banho. Quando estamos com sono, buscamos nossa cama para dormir. Isso tudo porque nos amamos. Pois bem; Paulo afirma que assim como cuidamos do nosso corpo, também devemos cuidar de nossa esposa.
  • “Como também Cristo o faz com a Igreja.” Quando olhamos para essa frase percebemos o compromisso e responsabilidade de proteger nossas esposas. Cristo não nos deixa sozinhos. Cristo nos consola. Cristo nos restaura. Cristo nos ensina. Cristo nos ama a ponto de morrer por nós. Portanto, assim como Cristo cuida de sua Igreja, devemos também cuidar e proteger nossa esposa.

Portanto, cuide de sua esposa. Ame sua esposa. Pois ela é uma bênção para sua vida. Prov. 18.22 diz: “Quem acha uma esposa encontra a felicidade: recebeu uma bênção de Deus, o SENHOR.” – DEUS TE ABENÇOE!
PR. Cleudiaude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário