domingo, 5 de junho de 2011

HOMEM, QUEM É VOCÊ?

E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. (Gn. 1.28)
Existem homens omissos, negligentes, desonestos, malvados, ciumentos, violentos, fracos, insensíveis, preguiçosos, viciados em sexo, etc. Por outro lado, existem homens que são amigos, amorosos, sábios, que toma iniciativa, líderes, bons maridos, assumem seu papel de amar sua esposa assim como Cristo amou a Igreja.   
Hoje vivemos uma crise de identidade muito grande. Muitas pessoas não sabem mais quem são. Muitos, não aceitam ser homens; outros, não sabem ser homem; outros ainda, pensam que são crianças e não amadurecem. Não sabem mais quais são seus papeis. Não sabem o que fazer. São como um bando de animais perdidos, sem saber para onde vão, o que fazer e como fazer. Decidir é uma das tarefas mais complicadas para alguns homens. Liderar, então, é um terror! Saber o que eles são dentro de casa é um mistério e pesadelo. Vivemos numa sociedade  que, na estrada da “evolução”, perdeu os referenciais estabelecidos por Deus para a família. Isso é fruto da filosofia da desconstrução, onde afirma que a sociedade não precisa mais dessa estrutura institucional, e que atinge de forma mais intensa a primeira e mais importante instituição criada por Deus – a família. Como conseqüência, temos uma sociedade desnorteada, delinqüente, com estrutura de cristal. Ou seja, “não me toque.”
Quando Deus abençoou e disse para Adão: “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai...” Ele estava afirmando que era responsabilidade do homem não ser estéril, não ser medíocre e dominar, administrar, liderar e conduzir em perfeita harmonia todos os seres viventes. Essa era a grande missão do homem – governar, crescer, multiplicar, dominar. Quando Deus transformou parte do homem em mulher formando, assim, a primeira família, estava implícito a responsabilidade dele liderar sua casa, sua família, sua prole. Porém, o que observamos não é isso. Pelo contrário, temos visto homens fugindo de sua função de sacerdote da casa, de seu papel de marido, de sua liderança.             
Homem, você é bênção, ou maldição? Fecundo, ou estéril? Lidera sua casa, ou é liderado? Domina, ou é dominado? Pense nisso. Deus te chamou para ser cabeça, líder, bênção.
                                                                                                                        Pr. Cleudiaude Lopes

2 comentários:

  1. Pr. Cleudi, ficamos felizes em saber deste blog. Nossa sociedade pós-moderna precisa de referenciais, e é nossa responsabilidade proclamar e testemunhar os princípios bíblicos para a família. Deus continue abençoando sua vida, sua família querida e seu ministério. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. CLEUDI,
    É MUITO BOM VER QUE O NOSSO DEUS TE DÁ UM GRANDE ENTENDIMENTO.
    QUE O NOSSO DEUS USE VC CADA DIA MAIS..
    QUE ELE ABENÇOES SUA VIDA CADA DIA MAIS SUAS FILHAS E SUA ETIMADA ESPOSA.
    SAUDADES DE VOCÊS...

    ResponderExcluir