domingo, 30 de outubro de 2011

FAMÍLIA BEM SUCEDIDA - PARTE 02

FAMÍLIA BEM SUCEDIDA - PARTE 02

Texto: Salmo. 128

O Sacerdote (Líder) da Casa Precisa Ser Benção – No salmo que escolhemos como referência para esta reflexão, observamos que o sacerdote da casa abençoa sua família com seu trabalho. O verso 2 nos afirma: “Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem.” Sabemos que isso é uma verdade também para os nossos dias. O homem (sacerdote do lar) que teme ao Senhor tem prazer em trabalhar, para sustentar sua família. Os recursos econômicos são essenciais na família. Porém, o trabalho é apenas um aspecto que o sacerdote do lar abençoa sua casa. A bíblia nos mostra outras formas que esse homem tem, para abençoar sua casa, e ter uma família feliz. Vamos conferir?

O sacerdote do lar, que tem o temor do Senhor, recebe instrução divina para tomar decisões. (sl. 25.12).

O sacerdote da casa que tem o temor do Senhor tem sucesso na vida (sl. 25.13; 112.3)

O sacerdote da casa que tem o temor do Senhor, o sucesso dele é estendido aos filhos por causa de sua influência na educação, no comportamento, etc. (sl. 112.2)

O sacerdote da casa que tem o temor do Senhor, tem um coração generoso (sl. 112.4-5)

O sacerdote da casa que tem o temor do Senhor é firme na fé, decidido, e protege sua família. (sl. 112.6-8; prov. 14.26)

O sacerdote da casa que tem o temor do Senhor recebe como conseqüência, sabedoria para viver bem. (prov. 1.7; 9.10)

O sacerdote da casa que tem o temor do Senhor, tem integridade, e serve de exemplo para sua família. Jó foi assim. Veja o que diz o texto: “Aí o SENHOR disse: — Você viu o meu servo Jó? No mundo inteiro não há ninguém tão bom e tão honesto como ele. Ele me teme e procura não fazer nada que seja errado. No entanto, você me convenceu, e eu o deixei desgraçar Jó, embora não houvesse motivo para isso. Mesmo assim, ele continua firme e sincero como sempre.” (versão “linguagem de Hoje”.) Jó foi íntegro, principalmente com sua família. O contexto mostra isso.

Outro texto que também fala sobre integridade e serve de exemplo para a família é prov. 8.13 que diz: “Temer o SENHOR Deus é odiar o mal. Eu odeio o orgulho e a falta de modéstia, os maus caminhos e as palavras falsas.”

O sacerdote da casa, que tem o temor do Senhor traz qualidade de tempo para família. (sl. 128.3)

O sacerdote da casa que tem o temor do Senhor ama a Palavra de Deus, reúne a família, lê as Escrituras,  ensina, e conduz sua família a obedecê-la. (sl. 112.1; Ecl. 12.13) Exemplo: A bíblia nos afirma que Abraão era amigo de Deus; homem temente ao Senhor. Sua história confirma que ele foi bênção para sua família. Ele abençoou seu sobrinho Ló, seu filho Ismael (Gn. 21.13), abençoou a Isaque, e percebemos que toda descendência de Abraão foi abençoada. Aliás, somos hoje abençoados por Deus em Abraão diz a bíblia.

Às vezes, ficamos reclamando da vida, ouvimos pessoas murmurarem, quanto aos problemas que enfrenta na sua família; é o filho que não obedece, que anda na prostituição, na bebida; filhos que envergonham os pais, que são problemas para sociedade... E ficamos procurando razões para tanto sofrimento, tanta vergonha. Onde está o problema? Porque isso acontece? Não podemos generalizar, mas aprendemos muitas coisas pelo exemplo. Somos ensinados pelo exemplo, crescemos vendo e copiando as atitudes dos outros. Geralmente, aprendemos algo, por vermos os outros fazerem.

Como pais, devemos ser referenciais de homens que temem a Deus, a fim de ensinar nossos filhos e esposa a seguirem nosso exemplo, para glória do nosso Deus.

Como bons mordomos, precisamos acreditar no que a Palavra do Senhor. Pois esta nos ensina princípios fundamentais sobre liderança do lar, o papel do homem como provedor financeiro, papel de pai, etc. Se assim vivermos e cumprirmos nosso papel como sacerdote do lar, esperaremos com confiança, na promessa do Altíssimo, e nos resultados advindo do trono de Deus.

Ficamos por aqui... aguarde a próxima oportunidade. Prometo que se Deus quiser, em breve continuaremos falando sobre família. (parte 03)       
                     
Deus te abençoe 

Nenhum comentário:

Postar um comentário