sábado, 5 de novembro de 2011

FAMÍLIA BEM SUCEDIDA - PARTE 04

Texto: Salmo. 128

O Sacerdote (Líder) da Casa Precisa Ser Benção – No salmo que escolhemos como referência para este estudo, observamos que o sacerdote da casa abençoa sua família com seu trabalho. O verso 2 nos afirma: “Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem.” Sabemos que isso é uma verdade sempre. O sacerdote do lar que teme ao Senhor tem prazer em trabalhar para sustentar sua família. O contrário disso pode sinalizar um mau mordomo da família. Os recursos econômicos são essenciais numa família, e isso é, e sempre será, em primeira instância, responsabilidade do homem. Mesmo que a esposa tenha um trabalho fora, não podemos esquecer que essa missão é do marido. A inversão de papeis traz sérios problemas para o casamento. Porém, o trabalho é apenas um aspecto que o sacerdote do lar abençoa sua família. A bíblia nos mostra outras formas que esse sacerdote tem para abençoar sua casa e ter uma família feliz. Vamos conferir?

O sacerdote da casa que tem o temor do Senhor recebe instrução divina para tomar decisões. (sl. 25.12).

O sacerdote da casa que tem o temor do Senhor tem sucesso na vida (sl. 25.13; 112.3)

O sacerdote da casa que tem o temor do Senhor, o sucesso dele é estendido aos filhos por causa de sua influência na educação, no comportamento, etc. (sl. 112.2)

O sacerdote da casa que tem o temor do Senhor tem um coração generoso (sl. 112.4-5)

O sacerdote da casa que tem o temor do Senhor é firme na fé, decidido e protege sua família. (sl. 112.6-8; prov. 14.26)

O sacerdote da casa que tem o temor do Senhor recebe como conseqüência, sabedoria para viver bem. (prov. 1.7; 9.10)

O sacerdote da casa que tem o temor do Senhor tem integridade e serve de exemplo para família. Jó foi assim. A bíblia afirma que Jó, todos os dias se levantava de madrugada para oferecer sacrifício a Deus pelos seus filhos, pedindo perdão por algum pecado que, porventura seus filhos tivessem cometido. Ele é um grande exemplo de um bom mordomo da família!

O sacerdote da casa que tem o temor do Senhor traz qualidade de tempo para família. (sl. 128.3)

O sacerdote da casa que tem o temor do Senhor ama a Palavra de Deus, reúne a família, lê as Escrituras Sagradas e cobra obediência. (sl. 112.1; Ecl. 12.13)

Exemplo: A bíblia nos afirma que Abraão era amigo de Deus, homem temente ao Senhor. Sua história confirma que ele foi bênção para sua família. Ele abençoou seu sobrinho Ló, abençoou seu filho Ismael (Gn. 21.13), abençoou a Isaque, e percebemos que toda descendência de Abraão foi abençoada. Aliás, somos hoje abençoados por Deus em Abraão diz a bíblia.

Às vezes, ficamos reclamando da vida, ouvimos pessoas murmurarem quanto a sua família ser um problema sério. É o filho que não obedece, que anda na prostituição, na bebida; filhos que envergonham os pais, que são um problema para sociedade... e... Ficamos procurando uma razão para tanto sofrimento, tanta vergonha. Onde está o problema? Porque isso acontece? Não podemos generalizar, mas sabemos que aprendemos muitas coisas pelo exemplo. Somos “copiadores” de modelos. Geralmente, somos expertos em copiar – tanto positivo como negativo. Como pais que somos, devemos ser modelos de homens que temem a Deus, a fim de que nossos filhos e esposa sigam nosso exemplo para glória de Deus. Precisamos acreditar no que a Palavra do Senhor nos ensina sobre o sacerdote do lar, e enquanto vivermos, cumprirmos nosso papel de sacerdotes dentro de casa, na confiança dos resultados, advindos do trono de Deus. Ficamos por aqui. Aguarde a próxima parte de “família bem sucedida”. Esperamos que Deus te abençoe em Cristo Jesus o Senhor da família .

pr. Cleudiaude Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário