quarta-feira, 5 de outubro de 2011

FAMÍLIA BEM SUCEDIDA – 03

FAMÍLIA BEM SUCEDIDA – 03

Texto: Salmo. 128


            Na parte 02 nossa reflexão foi sobre o homem como sacerdote do lar, e encerramos aquele artigo afirmando que o ser humano precisa de referência a fim de ter um rumo seguro a seguir. Afirmamos ainda que se o homem assumir seu compromisso como sacerdote do lar de forma autêntica, ele terá uma família bem ajustada, os filhos serão bem sucedidos e sua vida será um sucesso, deixando “herança” até para os seus netos.
            Nesta terceira parte de “Família Bem Sucedida” nossa reflexão é sobre a mordomia da mulher, como alguém criada por Deus para uma missão muito especial. Ajudar o seu marido na construção de uma família abençoada, de uma sociedade saudável e de um mundo melhor.
            A mulher tem como missão ajudar o homem na sua missão. Mas qual é a missão do homem? A ordem de Deus a Adão é: construir família (crescer e multiplicar); dominar a terra (cuidar do “jardim”); governar. Porém, tudo isso deve acontecer em harmonia entre eles e Deus. Ou seja, não deve haver divórcio, e muito menos distanciamento de Deus. O casal que se distancia de Deus, ou se separam sofrem conseqüências desastrosas dessas atitudes. Vale lembrar que a mulher, não é em nada inferior ao homem, e isso é o que importa para nós nessa reflexão.
1 - A Mordomia da MulherA mulher que teme ao Senhor é comparada a uma videira frutífera. (v. 3) Não é por mero acaso que o salmista afirma isto. Na palestina, no ano em que o povo entrou na Terra Prometida, as videiras produziam de maneira tal que chamou a atenção dos espias. Antes mesmo do povo conquistar a terra, Deus ordenou Moisés a enviar espias para ver se a terra que haveria de ser entregue, era boa ou má. Quando eles voltaram, trouxeram um cacho de uva pendurado numa vara. Conduzido por dois homens (num. 13.23). A videira era admirada, por causa dos seus cachos grandes e sua produção abundante. Quando o salmista compara a mulher que teme ao Senhor com uma videira frutífera, ele está exatamente pensando nisso. Ou seja, em riqueza, prosperidade, vida abundante. Por outro lado, quando a mulher não tem boa mordomia dentro de casa, ela pode ser comparada a uma videira amarga. O profeta Isaias escreve acerca da videira amarga. (Is. 5.1-7). De acordo com esse texto, percebemos que Israel é comparado a videira amarga, porque quando se desviava dos caminhos do Senhor, causava “acidez” a Deus. Causava amargura a Deus. Infelizmente existem mulheres assim. Não tem sabedoria, não aceita os princípios da Palavra para o casamento... são mulheres amargas, mesmo que o marido cultive seus sentimentos, mesmo que o terreno seja fértil, algumas mulheres não agem com sabedoria... Muitas são assim, por problemas emocionais. São mulheres machucadas, e carregam suas feridas por muito tempo. Porém, outras, são assim, por falta do temor do Senhor! Porque a mulher que tem o temor do Senhor sempre será bênção. Sempre produzirá frutos. Sempre será admirada. Sempre será abençoada, porque o temor do Senhor cura a sua alma. O temor do Senhor é o principio da vida e da sabedoria... a mulher sábia, diz a bíblia: edifica a sua casa..., o homem que tem o temor do Senhor é abençoado com uma mulher assim: cheia de vida e prosperidade.
2 – A Mulher que Teme ao Senhor, é uma fonte de riqueza – no capitulo 15 de João, observamos Jesus afirmando ser ele a videira, e segue dizendo que quem estiver ligado a ele, esse produz muitos frutos. Afirmamos ser a mulher que teme ao Senhor uma fonte de riqueza, exatamente por isso – e quando falo de riqueza, não me refiro, a economia, dinheiro propriamente dito. Também, mas o sentido é muito mais abrangente. Falo de valores espirituais, éticos, morais, intelectuais, emocionais etc. Jesus é fonte de vida e quem teme ao Senhor esse produz muitos frutos. Uma boa mordoma da casa, sua primeira característica é o temor ao Senhor. A mulher é comparada a videira porque a videira simboliza vida! É das mulheres que nascem todas as pessoas. É na barriga delas que são gerados os seres humanos. Foi na barriga de uma mulher temente a Deus, que o autor e a fonte da vida (Jesus) foi gerado. Por isso que ela é de um valor muito grande. As mulheres que temem ao Senhor são comparadas com a videira frutífera, porque o temor do Senhor é fonte de lucro diz a Bíblia. É bom lembrar ainda das palavras do próprio Jesus quando afirma: “...sem mim nada podeis fazer,” isso porque Jesus é fonte de vida. Diante disso, podemos afirmar que a mulher temente a Deus exerce um papel fundamental na humanidade. São papeis impossíveis aos homens. O temor do Senhor e sua composição feminina é uma “química” perfeita na consumação da missão do homem, dada por Deus na face da Terra. Logo, concordamos que se não fosse a mulher, a missão do homem no mundo não seria realizada. Como já vimos, ela tem a missão de manter a vida, de auxiliar seu esposo na construção da família; na criação dos filhos são imbatíveis. No sentido geral, todas as mulheres são geradoras de vida. Mas nosso foco aqui é destacar a mordomia da mulher. Portanto, mulheres sejam videiras que produzam muitos frutos e bons frutos, a fim de termos uma sociedade mais justa e pacífica. Na próxima semana, editaremos mais sobre a mordomia da mulher; mulher abençoada, bem sucedida, e indispensável na missão do homem sobre a terra. Que Deus te abençoe em Cristo Jesus.
Pr. Cleudiaude Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário