segunda-feira, 14 de novembro de 2011

FAMÍLIA BEM SUCEDIDA – 05

Texto: Salmo. 128






Na parte 04 editamos “O Homem Como Sacerdote do Lar”, e encerramos aquela edição afirmando que o ser humano precisa de referência a fim de ter um rumo bem definido a seguir. Afirmamos ainda que se o homem assumir seu compromisso como sacerdote do lar de forma autêntica, ele terá uma família bem ajustada, os filhos serão bem sucedidos e sua vida será um sucesso, deixando herança até para os seus netos.

Nesta parte vamos falar da mordomia da mulher, como alguém criada por Deus para uma missão muito especial. Ajudar o seu marido na construção de uma família abençoada, de uma sociedade saudável e de um mundo melhor.

A mulher tem como missão ajudar o homem na sua missão. Mas qual é a missão do homem? A ordem de Deus a Adão foi: construir família (crescer e multiplicar); dominar a terra (cuidar do jardim); governar. Porém, tudo isso deve acontecer em harmonia entre ambos e Deus. Ou seja, não deve haver “divórcio” e muito menos distanciamento de Deus. A família que se distancia de Deus sofre as consequências desastrosas dessa decisão. Vale lembrar que a mulher, diante de Deus não é em nada inferior ao homem, e isso é o que importa para nós, na mordomia da mulher.

A Mordomia da Mulher – A mulher que teme ao Senhor é comparada a uma videira frutífera. (v. 3) Não é por mero acaso que o salmista afirma isto. Na palestina, no ano em que o povo entrou na terra prometida, as videiras produziam de maneira tal que chamavam a atenção dos moradores. Antes mesmo do povo conquistar a terra de Canaã, Deus ordenou Moisés a enviar espias para ver se a terra que haveria de ser entregue, era boa ou má. Quando os espias voltaram, trouxeram um cacho de uva pendurado numa vara, conduzido por dois homens (num. 13.23). A videira era festejada na palestina por causa dos seus cachos grandes, e sua produção abundante de uvas. Quando o salmista compara a mulher que teme ao Senhor com uma videira frutífera, ele está pensando nisso. Ou seja, em riqueza, prosperidade, vida abundante. Por outro lado, quando a mulher não tem boa mordomia dentro de casa, quando não tem o temor do Senhor, pode ser comparada a uma videira amarga. O profeta Isaias escreve acerca da videira amarga. (Is. 5.1-7). De acordo com esse texto, percebemos que Israel é comparado a videira amarga, quando este se desviou dos caminhos do Senhor. O que aprendemos é que a mulher que não tem o temor do Senhor é como uma videira amarga assim como Israel o foi. Por outro lado, a mulher que tem o temor do Senhor, esse temor redundará em boa mordoma da casa, e sempre será bênção. Sempre produzirá frutos. Sempre será admirada. Sempre será abençoada, diferentemente da videira amarga. (confira Prov. 31.10...)

A Mulher que Teme ao Senhor é Uma Fonte de Vida – Afirmamos ser a mulher que teme ao Senhor uma fonte de vida, porque Jesus é fonte de vida, e quem teme ao Senhor esse produz bons frutos. Uma mulher que teme ao Senhor, necessariamente está ligada a Jesus que é a Videira Verdadeira, e como tal, deve ser boa mordoma, porque faz tudo como se fosse para o Senhor, e para glória de Deus! A mulher é comparada a videira, porque esta simboliza vida! A mulher é, em si, uma geradora de vida. No projeto de Deus, a mulher tem a missão de multiplicar, gerar filhos, ser parte importante na formação da família, e ser bênção nessa missão, tendo uma sub-missão, (pois ela entra como adjuntora, ajudadora na missão do homem) junto com seu esposo. (pois ele não consegue cumprir sua missão sozinho) Enquanto ele tem a missão de crescer e dominar a terra, a mulher tem a missão, (sub-missão) de ajudá-lo a cumprir a ordem do SENHOR! É na barriga da mulher que é gerado o ser humano. Foi na barriga de uma mulher, que o Autor da vida, (Jesus) foi gerado. Por isso que ela é, também uma fonte de vida. Nesse aspecto, as mulheres têm uma semelhança com Jesus. Jesus também é fonte de vida, só que no sentido amplo, completo, transcendendo os limites físicos. Entendemos que a mulher exerce um papel fundamental no projeto de Deus. Papel este, impossível ao homem. Logo, concordamos que se não fosse a mulher, a missão do homem no mundo não seria realizada. Como tal, se faz necessário, (mediante o mesmo valor), que esta mulher administre bem sua função e missão dentro da família, na condução do lar, na educação dos filhos, com integridade e temor diante de Deus. Como já vimos, ela tem a missão de manter a vida, de auxiliar seu esposo na construção da família. No sentido geral, todas as mulheres são geradoras de vida. Mas nosso foco aqui é destacar a mordomia da mulher. Portanto, mulheres sejam videiras que produzam muitos frutos e bons frutos. “Fruto” aqui, está no sentido de produzir (criar) filhos bem educados, filhos que não envergonham seus pais, filhos que os honrem, filhos que fazem a diferença numa sociedade encharcada pelo pecado, sufocada pela ausência dos valores morais, desenfreada de limites saudáveis, onde em todas as esquinas, encontramos assustadores delinqüentes, roubando a nossa paz, exatamente por falta de uma boa mordoma do lar. Portanto, mulheres, reflitam em sua função como mulher, esposa e mãe. Deus te deu uma missão, - ou melhor, uma sub-missão. Viva no temor de Deus, viva para glória de Deus, assuma a boa mordomia de sua casa, tenha uma família abençoada! Deus te abençoe, para que você edifique sua casa. Pois a mulher sábia edifica a sua casa... Ficamos por aqui. Aguarde a sexta parte de “Família Bem Sucedida”.




Cuiabá, 15/11/11.


Pr.Cleudiaude Lopes



Nenhum comentário:

Postar um comentário