quarta-feira, 28 de março de 2012

JÁ ESTOU COM SAUDADES



“Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos.” Sl. 90.10

Hoje minha filha Alana faz 7 aninhos, mas já estou com saudades de sua infância, suas palavras suas peripécias. Pois lembro muito bem da outra filha (que já tem 15), quando era de sua idade, e que me deixou saudades. Passamos por momentos memoráveis, e hoje eu tenho saudades disso. Ainda tenho a mais novinha (1 ano e meio) para aproveitar essa fase. Mas quando elas crescerem?

Já estou com saudades de suas conversas, suas brincadeiras, sua inocência, sua espontaneidade, mesmo que ainda não tenha passado. Já estou com saudades de seu choro, de seus gritos, de sua alegria. Não que isso necessariamente acabe quando ela ficar grande. É que todas essas coisas próprias de criança nunca serão iguais, quando imitadas por gente adulta.

Já estou com saudades, apesar de às vezes me irritar com essas “coisas” de criança. Às vezes somos assim mesmos, contraditórios. Quem nunca desejou que seus filhos crescessem logo? Quem nunca desejou que seus filhos se tornassem logo “independentes”, para deixarem de “perturbar”? Pois bem. Muitos hoje têm saudades. Querem ter seus filhos perto e não podem, por razões diversas. Outros desejam que seus filhos se tornem crianças para viverem essa fase com eles, e já não é possível.

Hoje, a sociedade vive em função das coisas em detrimento das pessoas. Trocam os filhos pelo trabalho, pelo dinheiro, pelo status, pela TV, e perde essas fases tão importantes da vida. Tanto para os filhos como para os pais. Como consequência, logo cedo, os pais perdem os filhos para as drogas, para prostituição, e os amigos indesejados; enquanto os filhos, não conseguem ter sentimentos e consideração pelos pais. São filhos delinquentes, inconsequentes com resultados desastrosos. Nesse cenário, no coração tanto dos pais como dos filhos há uma “mistura” de dor, lembranças, remorso, e paradoxalmente frieza, insensibilidade e descaso de ambos os lados. Tudo isso porque não se construiu um relacionamento que proporcionasse saudades.

Eu, já estou com saudades, porque procuro aproveitar momentos inesquecíveis com elas. Já estou com saudades, porque dou risadas com suas peripécias. Já estou com saudades das brincadeiras de criança, quando nesse momento eu me torno uma delas. Já estou com saudades, porque nunca mais essa fase voltará. Já estou com saudades da pureza de alma, da espontaneidade saudável, da expressão sincera de amor.

Por mim, elas continuariam sendo crianças, mas ainda bem que não é assim. Deus nos fez para crescermos, amadurecermos, e vivermos intensamente todas as fases da vida. Observe: Alana,  que está fazendo aniversário hoje vive sua fase de criança. Daqui a 7 anos estará vivendo sua fase de adolescência. De lá a mais 7 anos, sua juventude. Depois mais 7 anos estará em sua fase adulta, e quero que viva com responsabilidade, porém, com intensidade, e todas serão diferentes. Com um agravante: nunca mais essas fases voltarão. Por isso é que já estou com saudades, e aconselho a todos os pais que aproveitem as fases de seus filhos, a fim de que sejam cidadãos bem sucedidos. Como disse Moisés: “Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos.” Sl. 90.10; e “Faze com que saibamos como são poucos os dias da nossa vida para que tenhamos um coração sábio.” Sl. 90.12
Pr. Cleudiaude Lopes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário