domingo, 16 de setembro de 2012


AS BODAS EM CANÁ DA GALILÉIA.

TEXTO:  João 2.1-11.
1 CONVIDE JESUS PARA O SEU CASAMENTO (V.2)

         Felizes são aqueles que convidam Jesus para sua festa de casamento. Os noivos do vilarejo de Caná tiveram o grande privilégio de convidar Jesus para o seu casamento.
         Naquele contexto, faltar comida ou bebida numa festa de casamento era muito constrangedor. Pior do que isso, somente o noivo ou a noiva não aparecerem no casamento. Pois as festas de casamento naquele contexto duravam cerca de sete dias. Era comum uma festa durar sete dias, e os mais experientes sabiam a quantidade de comida e bebida para uma festa assim. Portanto, faltar vinho num casamento, era realmente muito constrangedor para os anfitriãs, até porque o vinho era a principal bebida, e vinho simboliza alegria, vida. Mas Jesus estava na festa. Ele foi convidado para aquele casamento. Felizes são aqueles que convidam Jesus para não apenas ir a festa de casamento, mas também que Ele faça parte da rotina familiar, das decisões na família. Se você ainda não convidou Jesus para o seu casamento, faça isso hoje!
         Sabemos que a vida é cheia de surpresas, imprevistos, decepções que nos fazem sofrer, chorar e isso traz marcas inegáveis. Se os noivos não tivessem convidado Jesus para o casamento em Caná, eu não sei o que seria da família dos noivos, ou até mesmo deles. Pois quando faltou o vinho, logo avisaram a Jesus do imprevisto. Faltar vinho num casamento naquele contexto era realmente muito constrangedor. O conselho é que quando faltar qualquer coisa no casamento de vocês avisem para Jesus. Contem para Ele o que está acontecendo.
 Quando Jesus fez o milagre em Caná, demonstra que se vocês convidarem Jesus para fazer parte de suas vidas, e de seus casamentos, os imprevistos podem e vão acontecer. Mas Jesus é capaz de transformar não apenas água em vinho, mas toda e qualquer situação. Tristeza em alegria, ódio em amor, conflitos em paz, insegurança em segurança, desconfiança em confiança, desunião em união, doença em saúde, amargura em doçura, melancolia em prazer de estar juntos, tragédia em solução. Naquele contexto, a festa teria acabado por falta de vinho. Mas Jesus fez a festa continuar. Se Jesus não foi convidado para a festa do seu casamento convide-o. Se o vinho acabou, avise a Jesus.
Jesus deseja ser convidado para sua festa de casamento.
Uma atitude sábia que tomamos é quando convidamos Jesus vir a festa do nosso casamento. Alias, Ele deve ser o convidado principal.
Outra atitude sábia que tomamos é quando recebemos Jesus para ser hóspede em nossa casa.

2 OBEDEÇA O QUE JESUS MANDAR.
         Quando avisaram a Jesus que o vinho tinha acabado, Ele ordena os garçons a encherem os depósitos de água. O texto afirma que eles encheram totalmente.
         Queridos, a obediência às ordens de Jesus é fundamental no casamento. Ela evita muitas decepções, constrangimentos, e faz a festa continuar. Nesse contexto em Caná da Galileia, se os garçons não obedecem a ordem de Jesus, provavelmente o milagre não tivesse acontecido. Às vezes não queremos obedecer, porque pagamos um preço muito alto. Fico imaginando se os serventes tivessem analisado o trabalho que teriam em encher seis caixas de água que levavam em média 500 litros cada, em plena festa. Será que o milagre teria acontecido? Quero dizer com convicção: não deixem de ouvir as ordens de Jesus. E quais são essas ordens? Basicamente são: amar um ao outro, perdoar mutuamente, compreender as diferenças, ajudar em todas as horas o que o outro necessite... Preste atenção, muitos milagres acontecerão, muitas águas serão transformadas em vinho, muitas transformações virão, quando vocês ouvirem a voz de Jesus e obedecerem.
         Muitas vezes, pensamos que fazemos o melhor, pensamos que somos capazes de viver sem ajuda de ninguém, sem submetermos a ninguém. Quero dizer para vocês: o que Jesus faz é melhor do que aquilo que os homens fazem. Quando Jesus transformou água em vinho, a Bíblia diz que o melhor vinho era aquele. O melhor veio depois. O melhor veio por último. Isso indica que o que Jesus oferece e ordena, é o melhor para nosso relacionamento. Portanto, ouçam as ordens de Jesus. Pois na obediência às suas ordens, as transformações acontecem.
       

3 PEÇA UM PRESENTE A JESUS

         Jesus, sendo convidado para a festa de casamento, sempre tem algo para presentear. Naquele contexto, Jesus presenteia os noivos transformando água em vinho, trazendo assim a solução do problema. Transforma o que seria tristeza e decepção em alegria, para que a festa continuasse. No iminente desastre, do fim da festa, Jesus converte isso em continuação da celebração do casamento. No casamento, Jesus sempre quer nos presentear com um milagre, porque ele deseja que a festa continue. Se o seu casamento começar a passar por escassez, seja em área for, se Jesus estiver presente na festa, na casa, no relacionamento, Ele é capaz de transformar tudo. Portanto, estejam certos: Jesus pode dar o melhor de todos os presentes.
         Não sei se Jesus já é seu convidado especial, ou se Ele já faz parte do seu casamento. Se não, convidem Jesus para ser hóspede em sua casa. Avise o está faltando. Declare para Jesus tudo o que você sente, chame Jesus para fazer parte de sua rotina. Peça que Ele transforme água em vinho, tristeza em alegria, ódio em amor, desconfiança em confiança, amargura por falta de perdão em cura através do perdão. Esse é o melhor de todos os presentes. Jesus quer ser convidado para o seu casamento, Ele deseja ser avisado das suas necessidades, Ele também quer está presente em sua rotina e quer presentear seu casamento com felicidade, amor, harmonia, prosperidade e vida abundante.

pr. Cleudiaude Lopes.