quinta-feira, 10 de maio de 2012

A FELICIDADE DE SUA FAMÍLIA DEPENDE DA FORMA COMO VOCÊ CONDUZ SUA CASA

Js. 24.15

1 - NÃO PODEMOS SER "BONS" LÍDERES FORA, SE NÃO FORMOS BONS SACERDOTES EM CASA.

Josué conduz o povo à conquista da Terra Prometida com maestria.
Josué também conduz sua família no temor do Senhor (v.15).
Temer ao Senhor é o primeiro requisito para se ter ma família feliz (Sl 128.1)
O temor do Senhor proporciona a família ao bem-estar, e vida social tranquila. (Sl. 128.2-6)

2 - TER UMA FAMÍLIA FELIZ É UMA QUESTÃO DE ESCOLHA (v.15)

Josué desafia o povo a escolher qual deus servir.
A decisão de servir ao Senhor, juntamente com sua família, já estava tomada por Josué.
Em outras palavras, Josué afirmava: "não interessa a decisão de toda a nação de Israel. De uma coisa eu sei. Eu e minha casa serviremos ao Senhor!" Aqui não há espaço para idolatria, mundanismo e outras práticas abomináveis ao Senhor.

3 - UMA FAMÍLIA QUE ESCOLHE SERVIR A DEUS INFLUENCIA TAMBÉM OS DE FORA (v. 16,17)

O povo segue o exemplo de Josué. O verso 16 nos afirma: "Então, respondeu o povo e disse: Longe de nós o abandonarmos o SENHOR para servirmos a outros deuses;" 
No caso de Josué, sua família foi a primeira a segui-lo. Porém, não apenas a sua, mas o povo todo. Toda nação de Israel decidiu seguir e adorar ao Senhor!
A decisão de Josué evitou consequências drásticas. Veja o que diz o verso 20. "Se abandonarem a Deus, o SENHOR, e adorarem deuses estrangeiros, ele se voltará contra vocês e os castigará. Ele os destruirá, embora antes tenha sido bom para vocês."
A Palavra de Deus ainda afirma no verso 31. "O povo de Israel serviu a Deus, o SENHOR, enquanto Josué viveu. E também depois da sua morte, enquanto viveram os líderes que sabiam de tudo o que Deus havia feito pelo povo de Israel." Que exemplo de vida familiar e que influência teve Josué!
O mundo padece por falta de famílias saudáveis que sejam referência. Eu e você podemos ser esse exemplo. Todos nós sabemos de famílias que passam por grandes sofrimentos, por não tomarem decisões sábias, por não criarem seus filhos nos caminhos do Senhor, por não escolher o melhor. Vivemos numa sociedade desnorteada, sem limites, sem critérios, sem os princípios da Palavra de Deus. Boa parte dessas famílias vivem a deriva, como um navio perdido no oceano, sem um farol que os guie para o porto seguro. Pois bem, eu e você podemos ser esse farol, conduzindo-as ao porto seguro que é Jesus.
O exemplo de Josué, nos desafia... a) sermos tementes a Deus; b) servirmos ao Senhor com integridade e fidelidade; c) tomarmos decisões corretas; d) influenciar muitos outros a seguirem nosso exemplo; e) termos uma família feliz. 
Talvez, até hoje, sua família não tenha sido a referência que precisa, para transformar vidas. Mas hoje, mesmo você pode fazer a mesma escolha e decisão de Josué: "EU E A MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR!!
Faça isso. Sirva ao Senhor de todo o seu coração. Influencie muitos. Influencie gerações.
Deus te abençoe.       

Pr. Cleudiaude Lopes.