sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

DEUS TE FEZ MARIDO - parte 01

Ef. 5.22-33


1 - DEUS TE FEZ MARIDO PARA AMAR COM AMOR SACRIFICIAL (v. 25)
  • O amor do marido para com a esposa deve ser da mesma forma que Cristo amou a Igreja. Não é amor ao sexo feminino, nao é amor de amigo para amiga, não é amor familiar! É amor sacrificial! É amor, que se for necessário, o marido deve morrer pela esposa.
  • Deus te fez marido para expressar esse amor, se entregando a sua esposa. Buscando o melhor para ela, entendendo suas necessidades. O verso 25 afirma que o amor do marido para com a esposa deve ser da mesma forma que Cristo amoru a Igreja e a si mesmo se entregou por ela. Aí vem a pergunta: "como Cristo amou a Igreja, como Cristo Jesus expressou seu amor pela Igreja, Jesus colocou algum obstáculo para amar um povo que não merecia"?
  • Etendemos que Jesus não ocupou seu coração com outro amor, senão com o amor pela sua Igreja. Sua missão foi exclusiva para sua noiva - a Igreja. Portanto, meu irmão. Não tenha seu coração dividido com outra mulher. Seja marido somente de sua esposa.
  • Outro texto paralelo ao verso 25 de Ef. 5, reafirma esse compromisso que devemos ter para com nossas esposas quando afirma: "Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura." Em outras palavras, não seja grosseiro com sua esposa. Portanto, maridos, vocês têm uma referência para amar suas esposas. O amor de Jesus pela sua Igreja.
2 - DEUS TE FEZ MARIDO PARA AMAR COM AMOR PURIFICADOR (v. 26)
  • O verso 26 nos diz: "para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela Palavra."
  • Jesus não morreu pela Igreja apenas para expressar seu amor. Ele também tinha, como propósito,  purificar sua Igreja. Jesus também veio para regenerar, fazer com que pessoas tivessem relacionamento saudável com Ele.
  • O relacionamento de marido e mulher deve ter esse mesmo teor. Ou seja, de um compromisso purificador! Na sociedade em que vivemos nos dias atuais, temos uma geração mais impura do que nunca. o sexo é "livre". As cenas de filmes e novelas, não acontecem sem beijos escandalosos, e cenas sexuais. A indústria pornográfica ganham furtunas de dinheiro. Nas famílias atuais, e nos meios de comunicação, o que mais se escuta são notías de abusos sexuais contra crianças. A troca de cônjuges, por falta de amor purificador, traz sérias mazelas para os filhos, os quais chegam à juventude doentes em todos os aspectos. Quem é solteiro(a), nos dias atuais tem o "direito" de "ficar" com quem quer. Esse estilo de vida é extremamente maléfico, e além de contagiar, vicia também. Quando as moças decidem casar, em quase 100% delas, já trazem consigo experiências sexuais, e, óbvio, com os rapazes, não é diferente, com um agravante: para alguns(mas) (estou sendo generoso), já trazem experiência sexuais até com pessoas do mesmo sexo,! O que é ABOMINÁVEL diante de Deus. Muitos casamentos acontecem de forma impura e reprovável aos princípios da Palavra! O problema, muitas vezes, só é manifestado no casamento.
  • Vocês foram feitos maridos com uma missão. Purificar seus casamentos. Deus os instituiu sacerdotes da casa! Deus os escolheu para abençoar suas famílias,! Para consagrar suas esposas e seus filhos. Deus os chamou para tratar o coração de suas esposas como jóia especial. Os maridos foram chamdos pela Palavra para cuidar de suas esposas. Foram chamados para orar por elas com imposição de mãos. Como sacerdotes, devemos conduzir nosso casamento santo, puro, sem mácula.
  • Assim como Cristo purificou sua Igreja pelo lavar regenerador do seu sacrifício, assim tambérm, como maridos, somos responsáveis por um relacionamento saudável com nossas esposas.
  • Que  Deus os abençoe ricamente, e que esses valores divinos sejam resgatados em seus casamentos.
  • Na proxima oportunidade editarei a segunda parte de "Deus te fez maridos."  

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012


O significado do casamento é infinitamente grandioso
O abismo entre a visão bíblica do casamento e o conceito humano é - e sempre tem sido - enorme. Na História, algumas culturas, mais do que outras, têm respeitado a importância e a permanência do casamento. Outras, como a do mundo ocidental do século 21, têm atitudes tão baixas, descomprometidas e utilitárias com relação ao casamento a ponto de fazer a visão bíblica parecer ridícula para a maioria das pessoas.
O casamento é uma dádiva temporária, mas gloriosa. É mais que o amor mútuo entre marido e esposa - imensamente mais. Seu significado é infinitamente grandioso: a manifestação do amor fiel à aliança de Jesus e seu povo. Casamento Temporário apresenta a visão bíblica, seus contornos inesperados e suas consequências de peso igualmente para todos: casados, solteiros, divorciados e recasados.
John Piper é o pastor responsável pela pregação na Bethlehem Baptista Church em Minneapolis, Minnesota. É autor (ou colaborador) de inúmeros livros, dentre os quais A paixão de Deus por sua glória, Alegrem-se os povos, Apascenta o meu rebanho, Fome por Deus, Não jogue sua vida fora, A paixão de Cristo, Quando eu não desejo Deus, Sexo e a supremacia de Cristo, Sofrimento e a soberania de Deus, todos da Editora Cultura Cristã.