segunda-feira, 18 de julho de 2011

SÉRIE FAMILIA - 06 "FILHOS OBEDIENTES ATRAEM AS BÊNÇÃOS DE DEUS

Texto. Ef. 6.1-3.
Introdução:
"E será que, se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus." (Deuteronômio 28:1,2)
O exemplo de Jesus. “E desceu com eles para Nazaré; e era-lhes submisso...” (Lc. 2.51). Em outra versão fica assim: “Então Jesus voltou com os seus pais para Nazaré e continuava a ser obediente a eles...”
1 – FILHOS, OBEDEÇAM PORQUE É JUSTO (Ef. 6.1)
  • O caminho da obediência é um dos caminhos mais difíceis de trilhar. Somos tentados todos os dias a se desviar do caminho do Senhor. Somos também pressionados a descartar aquilo que é certo. Todos os dias surgem propostas das mais diversas que possamos imaginar, para que não submetamos aquilo que é justo.
  • A geração dos nossos dias perdeu a referência do certo e errado, do justo e injusto, do bom e ruim, do normal e anormal, de quem é pai e quem não é, e de como deve se comportar.
  • Obediência como um estilo de vida, não faz mais parte dos desejos de muitos filhos nos dias atuais, e uma multidão de pais não sabem exigir desses o respeito, a obediência, a honra.
  • Muitos filhos acham que ouvir seus pais e obedecê-los é um ato de injustiça. Pensam que estão sendo explorados. Reclamam afirmando que isso não é bom. Ser submisso aos pais é coisa que meus amigos não têm. Ter uma família dentro dos critérios estabelecidos pela Palavra de Deus não mais faz parte dessa geração. Por causa dessa idéia, a humanidade caminha para o caos. As famílias já não conseguem ter paz. Os filhos, com suas convicções equivocadas pagam caro por não aceitarem a vontade de Deus, e como conseqüência, suas vidas são ceifadas muito cedo! Enquanto isso, outros carregam seqüelas e cicatrizes pelo resto da vida, com sofrimentos e traumas indignos a um ser humano.    
  • Olhando para a Palavra de Deus, não posso concordar com isso. Não posso dizer que as coisas são assim mesmo. Não posso concordar com isso e discordar das Escrituras sagradas! Pois ela ordena os filhos a obedecerem aos pais porque isso é justo. Meu irmão, se a desobediência traz sérias conseqüências, a vida de obediência traz bênçãos. Seja obediente e grandes bênçãos serão derramadas. Seja obediente, e Deus cumprirá a Sua promessa. Seja obediente e ninguém poderá impedir sua vitória. Seja obediente, e sua bênção virá!         
2 – FILHOS, OBEDEÇAM PORQUE É GRATIFICANTE (Col. 3.20)
  • O verso 20 de Colossenses 3 afirma: “Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor.” Em outra versão fica assim: “Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer sempre ao seu pai e à sua mãe porque Deus gosta disso.”
  • A obediência não é uma questão de opção. É um dever, uma obrigação. É um mandamento. Sendo assim, ninguém deve questionar se deve ou não obedecer. Como observamos, o verbo está no modo imperativo, o que indica ordem a ser obedecida sem questionamento.
  • Os filhos dessa geração têm a tendência de não se submeter às ordens dos seus pais, achando que isso é injusto, pensando que estão sendo explorados, seus pais não os ama etc. criam, com isso, situações desagradáveis, o que vai de encontro ao que a Palavra de Deus diz. Veja: “Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor.” Ser grato indica ser aceito por Deus! Indica ser apropriado a Deus! Indica que Deus gosta! Logo, quando não queremos obedecer aos nossos pais, estamos agindo contrário a vontade de Deus.
  • Filho, sendo assim, ame obedecer. Tenha disposição em obedecer. Um filho obediente sempre terá a atenção e o amor de seus pais. Um filho obediente traz alegria ao coração dos pais. Um filho obediente é abençoado em todas as coisas, pois sabe tocar o coração do pai. Um filho obediente agrada o coração do Pai Eterno.
  • Pais exijam dos seus filhos obediência. Proporcione as bênçãos de Deus para eles! Eduquem e exijam obediência deles, pois isso é justo. Isso é dever deles. Isso é mandamento.
3 – FILHOS, OBEDEÇAM PORQUE DEUS PROMETE (Ef. 6.2)
  • O verso 2 nos afirma: “Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa,” você sabe o que significa honrar? Vamos conferir? Honra significa “estimar, fixar valor, ter em auto estima, reverenciar, venerar.” Portanto, conforme a definição, os filhos devem respeitar seus pais; Devem tê-los em auto estima; Considerá-los dignos, como algo de extremo valor. O verbo está no tempo presente,  o que indica constância. Em todo tempo, em qualquer circunstância. Honrar os pais também não é uma opção. É um mandamento, uma ordem que deve ser obedecida independente das circunstancias.
  • Honrar pai e mãe é o primeiro mandamento com promessas. Queridos irmãos, como resistimos às ordens de Deus! Como negligenciamos esses mandamentos! Como somos insensatos em não querer obedecer aos princípios da Palavra!
  • Quando honramos aos nossos pais, as promessas de Deus são dadas a nós. Mas que promessas são essas? Queridos, são as mais diversas. Vejamos algumas delas:
  • PRIEMIRA: o texto segue dizendo: “para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a Terra.” A primeira promessa de Deus aos filhos é para que eles vivam bem. A idéia de ir bem significa vida boa, de paz, de sucesso, e isso como conseqüência. Ou seja, você passa a caminhar bem, ser próspero somente depois que tomar essa atitude de honrar aos seus pais!
  • SEGUNDA: viver muito, também tem implicação numa atitude de honrar os pais. Muitos filhos querem viver muito tempo, querem ser merecedores de tantos anos de vida sobre a terra, querem ter carro, fama, saúde, sucesso, mas não tem disposição de considerar seus pais. São filhos ingratos. São filhos rebeldes. São filhos desobedientes. São filhos que consideram seus pais, menos que seus colegas, seu animal de estimação... Seus bens materiais, seus prazeres. A esses a Palavra do Senhor declara: “Maldito aquele que desprezar a seu pai ou a sua mãe.”
  • TERCEIRA: quero apenas lê deut. 28.
  • 1  Se atentamente ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o SENHOR, teu Deus, TE EXALTARÁ sobre todas as nações da terra.
  • 2  Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão TODAS ESTAS BÊNÇÃOS:
  • 3  BENDITO serás tu na cidade e bendito serás no campo.
  • 4  BENDITO o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.
  • 5  BENDITO o teu cesto e a tua amassadeira.
  • 6  BENDITO serás ao entrares e bendito, ao saíres.
  • 7  O SENHOR fará que sejam derrotados na tua presença os inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho, sairão contra ti, mas, por sete caminhos, FUGIRÃO da tua presença.
  • 8  O SENHOR DETERMINARÁ que a bênção esteja nos teus celeiros e em tudo o que colocares a mão; e te abençoará na terra que te dá o SENHOR, teu Deus.
  • 9  O SENHOR te CONSTITUIRÁ para si em povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do SENHOR, teu Deus, e andares nos seus caminhos.
  • 10  E todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do SENHOR e terão medo de ti.
  • 11  O SENHOR TE DARÁ ABUNDÂNCIA de bens no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto do teu solo, na terra que o SENHOR, sob juramento a teus pais, prometeu dar-te.
  • 12  O SENHOR TE ABRIRÁ o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e PARA ABENÇOAR toda obra das tuas mãos; emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado.
  • 13  O SENHOR TE PORÁ POR CABEÇA e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, SE OBEDECERES aos mandamentos do SENHOR, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.
  • 14  Não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, seguindo outros deuses, para os servires.

PR. Cleudiaude.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

SÉRIE FAMILIA 05

TEMA: “CRIANDO E EDUCANDO FILHOS COM AMOR.
Texto: Deut. 6
Introdução:
INSTRUI O MENINO NO CAMINHODr. Arun Gandhi
O Dr. Arun Gandhi, neto de Mahatma Gandhi, contou a seguinte história, em uma palestra proferida em junho de 2002 na Universidade de Porto Rico:
Eu tinha 16 anos e vivia com meus pais na instituição que meu avô havia fundado, que ficava a 18 milhas da cidade de Durban, na África do Sul. Vivíamos no interior, em meio aos canaviais, e não tínhamos vizinhos, por isso minhas irmãs e eu sempre ficávamos entusiasmados com a possibilidade de ir até a cidade para visitar os amigos ou ir ao cinema.
Certo dia meu pai pediu-me que o levasse até a cidade, onde participaria de uma conferência durante o dia todo. Eu fiquei radiante com esta oportunidade.
Como íamos até a cidade, minha mãe me deu uma lista de coisas que precisava do supermercado e, como passaríamos o dia todo, meu pai me pediu que tratasse de alguns assuntos pendentes, como levar o carro à oficina.
Quando me despedi de meu pai, ele me disse:
"Nos vemos aqui, às 17 horas, e voltaremos para casa juntos."
Depois de cumprir todas as tarefas, fui até o cinema mais próximo. Distraí-me tanto com o filme (um filme duplo de John Wayne) que esqueci da hora. Quando me dei conta eram 17:30h. Corri até a oficina, peguei o carro e apressei-me a buscar meu pai. Eram quase 18:00h horas.
Ele me perguntou, ansioso:
"Porque chegou tão tarde?"
Eu me sentia mal pelo ocorrido, e não tive coragem de dizer que estava vendo um filme de John Wayne. Então, lhe disse que o carro não ficara pronto, e que tivera que esperar. O que eu não sabia era que ele já havia telefonado para a oficina. Ao pegar-me na mentira, disse-me:
"Algo não está certo no modo como o tenho criado, porque você não teve coragem de me dizer a verdade. Vou refletir sobre o que fiz de errado a você. Caminharei as 18 milhas até nossa casa para pensar sobre isso".
Assim, vestido em suas melhores roupas e calçando sapatos elegantes, começou a caminhar para casa pela estrada de terra sem iluminação. Não pude deixá-lo sozinho... guiei por 5 horas e meia atrás dele...vendo meu pai sofrer por causa de uma mentira estúpida que eu havia dito.
Decidi ali mesmo que nunca mais mentiria. (Pv. 22.6)
1 – PARA EDUCAR NOSSOS FILHOS COM AMOR, PRECISAMOS AMAR A DEUS (v. 5)
  • O verso 5 nos afirma: “Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.”
  • Amar a Deus é o requisito principal para se educar filhos com amor. Temos que amar a Deus com todo nosso coração, alma e força.  Ou seja, com um sincero amor, não de palavras, mas de fato e de verdade. Amar com amor profundo. Amar com grande amor. Ele que é o nosso tudo, deve ter o nosso amor destinado a Ele, e somente a Ele. Devemos amá-LO com um amor superlativo, devemos amá-LO  acima de qualquer criatura, acima de qualquer coisa. Devemos amá-LO com um amor inteligente. Para amá-LO com todo o coração, e com todo o entendimento, temos de ter um bom motivo para amá-LO. E esse motivo nós temos. Deus nos amou tanto que deu seu único Filho para morrer por nós! Devemos amá-LO com amor único, completo e inteiro. Devemos amá-LO mais do que qualquer outra coisa, porque somos o objeto do Seu amor. Pois Ele é único, e nosso coração deve estar unido no Seu amor.
  • Amados irmãos, somente quando amamos a Deus de todo nosso coração, é que temos total condição de amar nossos filhos e educá-los de forma correta. Portanto, ame ao Senhor de todo o teu coração... Ame com amor fraternal... Ame com dedicação. Olhe para seus filhos como o objeto de maior valor em sua vida depois de Deus! Ame acima de seu carro, do seu trabalho, do seu amigo, do seu sono, do seu jogo de futebol, do seu jornal televisivo. Ame com graça, com carinho, com tempo, com mansidão, com alegria, com admiração. 
2 – PARA EDUCAR NOSSOS FILHOS COM AMOR, PRECISAMOS ESTABELECER UMA ROTINA ESPECÍFICA (v7-9)
  • Os versos 7-9 nos afirmam: “Tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.!
  • Diante dos versos, podemos observar que os hebreus deveriam ter tempo para sentar com seus filhos, conversar, ouvi-los. Também, sair com eles, levá-los aos lugares diferentes, ao trabalho, levá-los à cidade.
  • Os pais ainda deviam proporcionar aos filhos as condições necessárias para que eles pudessem aprender os princípios da Palavra. A técnica usada era colocar pulseira nas mãos, faixa na testa e escrever nos umbrais das portas, os mandamentos do Senhor!
  • Estabelecer uma rotina para seus filhos a fim de educá-los é de suma importância. Como podemos observar, os pais hebreus chamavam os filhos para sentar com eles e ensinar. Mas não apenas isso. Eles também ensinavam quando seus filhos iam dormir. E ainda: quando levantavam e quando saiam de casa levando seus filhos.
  • Meu querido irmão. Nossas atitudes são de acordo com nossos desejos e valores que temos em nossos corações. Quando damos ênfase mais em alguma coisa é quase sempre, porque amamos mais essa coisa do que qualquer outra. Meu conselho é: estabeleça uma rotina para sua família. Sei que você trabalha, mas sempre que for possível, leve seu filho junto. Quando for ao mercado, leve seu filho... Quando estiver em casa com eles, sente para conversar... Quando for dormir, ore por eles... Quando estiverem todos em casa, prepare a mesa e sente todos para almoçar a família toda... aproveite essas oportunidades para ensiná-lo.
3 – PARA EDUCAR NOSSOS FILHOS COM AMOR PRECISAMOS ENSINAR OS PRINCÍPIOS DA PALAVRA DE DEUS (v. 7)
·         Prov. 22.6 nos informa: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”
·         Ensinar os nossos filhos os princípios da Palavra de Deus, não uma opção. É uma obrigação. Na rotina do povo hebreu, não podia faltar os ensinamentos da Palavra de Deus. O verso 7 do texto escolhido nos diz: “Tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.”
·          O verbo inculcar significa: aguçar, ensinar incisivamente, afiar, perfurar; dando idéia de uma ponta afiada com um afiador de facas. É um mandato intensamente forte com a idéia de um ensino acertivo em um ambiente familiar. A Bíblia Amplificada diz: "Você é a moagem e nitidez para fazer entrar e ensinar e impressioná-los com diligência [mentes e] os corações dos seus filhos ..."
·         Educar nossos filhos com amor implica em não desistir em momento algum, e nem perder a oportunidade de falar, quando estiver com eles, andando pelo caminho, sentado em casa, quando eles forem se deitar, quando eles se levantarem. É a forma repetitiva. É a famosa idéia do “disco furado.” Portanto, nunca negligencie essa missão. Enquanto você for pai, enquanto você for mãe, deve ensinar. Logo, é sempre. Porque uma vez pai, pai para toda vida.
4 – PARA EDUCAR NOSSOS FILHOS COM AMOR PRECISAMOS SER EXEMPLOS (v. 6)
·         O verso 6 afirma: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração;
·         A idéia desse verso é que os pais hebreus receberam os mandamentos do Senhor e deveriam, antes de qualquer coisa, viver. Quando o texto diz: “...te ordeno estarão no teu coração...”, a idéia de coração aqui é que os pais precisavam se dedicar por completo aos seus filhos. Isso envolve: razão, vontade, emoção, alma, inteligência. Ou seja, ou eles seriam exemplo, ou todo esforço não valia a pena.
·         O exemplo fala mais que palavras. O exemplo tem um peso maior. O exemplo não dá margem para acusação. O exemplo não deixa brecha para o filho desobedecer.
·         Não adianta muita coisa, se dissermos aos nossos filhos que eles não podem falar palavrão, quando falamos palavrão. Fica difícil sustentar nosso filho não gritar conosco, quando só falamos com gritos com eles. A Palavra de Deus nos diz: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.” Efésios 4:29.
·         Outro verso que fala de exemplo diz: “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.” Cl. 4:6
·         Portanto, eduquem seus filhos com amor. Eduquem seus filhos com uma rotina saudável. Eduquem seus filhos ensinando em todo tempo a Palavra de Deus. Eduquem seus filhos dando exemplo. Sejam pais, mas sejam amigos, companheiros, tutores. Nunca se cansem de serem pais. Nunca se cansem de amar seus filhos. Tenham os princípios da Palavra, como a maior ferramenta para fazer seus filhos serem tementes a Deus, como também serem os melhores cidadãos do mundo. Se vocês ensinarem podem ter certeza que: “Quando caminharem, isso os guiará; quando se deitarem, esses princípios os guardarão; quando acordarem, estes falarão com eles.” Prov. 6:22.
·         Hoje, mais do que nunca, os filhos dessa geração precisam de pais que  ensinem valores que os conduzam à eternidade de paz! Pense nisso!
Pr. Cleudiaude